Na Altice Labs desenvolvemos produtos e serviços inovadores para os mercados nacionais e internacionais de Telecomunicações e apostamos continuamente em projetos colaborativos de investigação com as universidades.

Acreditamos que temos o poder de fazer as coisas acontecerem e os sonhos se tornarem realidade!

Queres vir fazer a diferença também?

Vê abaixo as propostas de estágio académico e profissional que temos para ti, concorre e vem aprender de uma forma divertida!

Contarás com:

  • Experiência numa empresa reconhecida nacional e internacionalmente;
  • Acompanhamento por um orientador com expertise na área de teu interesse garantindo um excelente resultado;
  • Ambiente extraordinário para que possas experimentar o que gostas, aprender e decidir as áreas em que queres investir no teu futuro profissional;
  • Ambiente jovial e divertido.

Nota que qualquer projeto proposto pode ser adaptado para um projeto de estágio académico ou profissional que te garante a consolidação da tua formação.

Áreas ChaveTemaOrientadorID
Artificial Intelligence & Machine LearningInterpretabilidade dos Modelos de Machine Learning
A interpretabilidade dos modelos de machine learning é fundamental para a tomada de decisões informadas em muitos setores, incluindo telecomunicações, saúde e finanças. No entanto, muitos modelos, especialmente os mais complexos, são frequentemente considerados “caixas pretas”, o que dificulta a compreensão dos resultados por parte dos usuários finais. Reconhecendo a necessidade de transparência e compreensão dos modelos, pretende-se que sejam exploradas e melhorados as atuais técnicas de interpretabilidade que usamos na AlticeLabs nos nossos modelos de classificação, clustering e previsão de valores.
Maria Manuel Castro2024/25_N27
Artificial Intelligence & Machine LearningUtilização de Graph Neural Networks (GNN) na otimização de redes de telecomunicações
As GNN, uma classe de redes neuronais que operam diretamente em grafos, emergiram como uma ferramenta promissora para modelar a complexa estrutura de conexões presentes em redes de diversos tipos. O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento no campo da otimização de redes, demonstrando como as tecnologias de inteligência artificial, e em particular as GNN, podem ser utilizadas para enfrentar alguns dos desafios mais prementes na gestão de redes de telecomunicações modernas.
Luís Cortesão 2024/25_N31
Artificial Intelligence & Smart CitiesPlataformas AWS para “Smart Cities”
As smart cities são cidades sustentáveis a pensar nas pessoas, onde o progresso social e o bem-estar são o mote para a incorporação de projectos e soluções urbanas.  Pretende-se assim construir soluções eficientes e úteis nos domínios da educação, da saúde, do ambiente, da gestão dos nossos recur­sos (água e energia) e dos sistemas de mobilida­de e tratamento de resíduos. Um desafio que nos obriga a reinventar as cidades, tornando-as mais competitivas e com serviços de excelência. Este projeto visa o estudo da plataforma AWS para Smart Cities e implementação de casos de uso.
Nuno Silva2024/25_N26
Big Data & AnalyticsGovernança e Catálogo de Dados no Âmbito de uma Estratégia de Dados
A governança de dados refere-se ao conjunto de processos, normas, políticas e tecnologias necessárias para gerir, manter e explorar os dados como um recurso organizacional.  É essencial para garantir a qualidade, integridade, segurança e conformidade dos dados. No âmbito deste estágio, o estagiário será integrado num projeto de identificação e definição de boas práticas para a construção de uma estratégia de dados, com particular enfoque na implementação de um catálogo de dados adequado às politicas de governança de dados da organização.
Luís Cortesão 2024/25_N28
Communication & MediaExploração criativa de Motion Design na Promoção de Produtos
Com um ADN de Inovação, a Altice Labs está determinada em tornar o Motion Design na estrela da nossa estratégia de promoção de produto. Este estágio visa criar artefactos multimédia e desenvolver storyboards que transcendam a mera informação, envolvendo e encantando o nosso público-alvo numa jornada visual única
Carlos Figueiredo2024/25_N1
Communication & MediaComunicação e gestão de redes sociais na Altice Labs
Pretende-se com este estágio dar a oportunidade a um estudante com interesses e competências específicas em Comunicação e Inovação, de consolidar os conhecimentos adquiridos na sua formação e poder colocá-los em prática num ambiente empresarial.
Marta Esteves e Ana Margarida Almeida2024/25_N11
CopywriteCopywrite Altice Labs Voice
Um copywriter é um membro essencial de qualquer organização e é de extrema importância nas equipas de comunicação e promoção de produtos. Este estágio visa não só a criação de trabalhos que informem e envolvam o público-alvo, a redação de textos alinhados com a empresa, a marca e a sua estratégia, mas também a criação e finalização de produtos promocionais.
Ana Margarida Almeida e Marta Esteves2024/25_N18
Computer SystemsSuporte Técnico @ Altice Labs
Pretende-se com este estágio dar a oportunidade a um estudante na área técnica, consolidar os conhecimentos adquiridos na sua formação e poder colocá-los em prática num ambiente empresarial. Espera-se, no final do estágio, que o estagiário, além do envolvimento expresso nas atividades e a sua inerente aprendizagem, possa deixar uma opinião crítica e contributos de evolução que possam ser integrados nesses processos no futuro.
Marta Esteves2024/25_N21
Digital Services & PlatformsPortal de Monitoria dos sistemas/soluções em produção
Este portal tem como objetivo agregar/recolher informação das soluções instaladas em produção nos clientes e apresentar dashboards de forma agregada (evolução da rede, alarmes, distribuição de software, etc). A informação poderá ser recolhida do sistema de gestão AGORA ou provir de scripts/automatismos já hoje em serviço que executam monitorias de situações especificas no contexto de uma determinada solução.
Luís Silva e Carlos Pinho2024/25_N22
Digital Services & PlatformsCxAI – SMS channel (send and receive)
Como parte da contínua evolução do CXAI enquanto plataforma de gestão de jornadas de comunicação, pretendemos expandir as nossas capacidades para incluir o canal SMS (Serviço de Mensagens Curtas). O objetivo é desenvolver e implementar a funcionalidade Canal SMS no CXAI, possibilitando aos utilizadores o envio e receção de mensagens de texto diretamente através da plataforma.
Fernando Delfim2024/25_N4
Digital Services & PlatformsCxAI – WhatsApp channel
Como parte da expansão contínua das capacidades do CxAI como plataforma de gestão de comunicação, pretendemos integrar o canal WhatsApp. O objetivo é desenvolver e implementar a funcionalidade Canal WhatsApp no CxAI, permitindo aos utilizadores enviar e receber mensagens diretamente através da plataforma.
Fernando Delfim2024/25_N5
Digital Services & PlatformsScale out SaaS analytical databases with PostgreSQL
O objetivo deste projeto de estágio recai sobre a exploração e implementação da combinação de técnicas que permitam dotar a base de dados analítica da plataforma cloud Smart WiFi da Altice Labs, escalável horizontalmente e com suporte para múltiplos tenants.
Ricardo Santos Ferreira2024/25_N34
Digital Services & PlatformsMigração de serviços JEE para arquitetura cloud native com Quarkus
O projeto visa otimizar e modernizar a componente de processamento e transformação de dados de performance de redes de telecomunicações, evoluindo os seus serviços para o ecossistema Cloud, tornando-os mais escaláveis, resilientes e flexíveis.
Ricardo Santos Ferreira2024/25_N33
Digital Services & PlatformsPlataforma de Telemetria para dados de fluxos IP
O projeto prevê o desenvolvimento de uma framework baseada em micro-serviços, pela coleta de dados Netflow e outros protocolos de fluxo como netstream e IPFIX, de forma a classificar o tráfego com base em regras de configurações de utilizador que se baseiam na combinação de vários critérios.
André Filipe Augusto2024/25_N29
Digital Services & PlatformsMEO Go iOS
Com este estágio pretende-se a integração do estagiário numa equipa de desenvolvimento iOS para manter e evoluir o MEO Go, implementando novas funcionalidades e explorando novas tecnologias que possam adicionar valor a este produto.
João Filipe Silva e Herlander Santos2024/25_N35
Product Design & User ExperienceDefinição de guidelines de usabilidade corporativas
A Altice Labs (ALB) desenvolve aplicações e sistemas digitais que são usados por utilizadores com perfil diversificado (por ex: internos ALB e/ou externos ALB). Este projeto visa não só o estudo do Design System dos componentes UI/UX utilizados nos produtos e soluções da empresa como também a definição de guidelines a serem comunicadas corporativamente.
Sydney Neto e Daniela Rei2024/25_N12
Product Design & User ExperienceConnected Home UX/UI Design
O projeto AlticeHome tem como visão desenvolver uma solução completa e end to end para casas inteligentes, permitindo de forma integrada e fácil toda a sua gestão. Com este projeto pretende-se não só especificar e desenvolver interfaces para a app mobile, de acordo com as boas práticas de usabilidade e os requisitos técnicos, como também realizar testes de usabilidade.
Sara Frias Almeida2024/25_N13
Product Design & User ExperienceDesenho de componentes para Design System Altice Labs
O estágio tem como principal objetivo colaborar com o design e desenvolvimento de um Design System que possa ser utilizado em todos os projetos da empresa, assegurando a consistência visual e a melhor experiência do utilizador.
Simão Bentes2024/25_N14
Security & PrivacySecure Software Development Lifecycle
O principal objetivo deste projeto é melhorar a metodologia do ciclo de vida de desenvolvimento de software seguro atualmente recomendada na Altice Labs. Já foi feito algum trabalho de comparação e seleção de ferramentas open-source para análise estática, análise de dependências e análise dinâmica. Este projeto deverá dar continuidade a esse trabalho, adicionando à comparação ferramentas open-source para análise interativa e ferramentas comerciais para análise estática, análise de dependências, análise dinâmica e análise interativa. Adicionalmente, deve estabelecer regras eficazes a serem aplicadas nas pipelines CI/CD da Altice Labs como security gates, tendo em conta os inputs e outputs das ferramentas selecionadas.
Mafalda Nunes e Paulo Miguel Vieira2024/25_N15
Security & PrivacyRuntime Application Security and Observability
O principal objetivo deste projeto é melhorar os mecanismos de segurança e observabilidade de aplicações em tempo de execução implementados na Altice Labs. Inclui a recolha das melhores práticas neste âmbito, bem como a pesquisa e comparação das ferramentas open-source e comerciais disponíveis que ajudam a resolver este problema. Esta comparação deverá resultar na proposta de um conjunto de ferramentas minimalista capaz de implementar as melhores práticas pesquisadas nas aplicações da Altice Labs. As melhores práticas pesquisadas e o conjunto de ferramentas proposto devem então ser aplicados a uma aplicação da Altice Labs, para validar a sua viabilidade e capacidade de responder às necessidades da Altice Labs em matéria de segurança e observabilidade das aplicações em tempo de execução.
Mafalda Nunes e Paulo Miguel Vieira2024/25_N16
Security & PrivacyThreat Modeling in Modern Software Architectures
Com este projeto pretende-se melhorar o atual processo de modelação de ameaças na Altice Labs, incorporando ameaças e mitigações específicas de arquiteturas de software modernas (microserviços, Kubernetes, Cloud, etc.) na ferramenta utilizada. Isto inclui a recolha de ameaças, mitigações e melhores práticas do estado da arte nestas arquiteturas modernas, bem como o desenvolvimento de modelos Microsoft TMT com as respetivas ameaças e mitigações. Os templates desenvolvidos devem então ser testados com um sistema da Altice Labs e as respetivas mitigações implementadas, quando aplicável, para validar a capacidade dos templates de responder às necessidades da Altice Labs.
Mafalda Nunes e Paulo Miguel Vieira2024/25_N17
Security & PrivacyCibersegurança – Robustecimento de vulnerabilidades em aplicações Web e API
Enquadrado no âmbito aplicacional do projeto Advanced Business Communications (ABC), uma solução VoIP desenvolvida pela Altice Labs de comunicações unificadas orientada para o segmento empresarial, o principal objetivo deste projeto é melhorar a segurança do software desenvolvido ajudando no processo de modernização da plataforma ABC garantindo a implementação das regras de segurança, de acordo com as normas de segurança da Altice Labs, e privacidade que sejam pertinentes tais como a autenticidade, confidencialidade e integração com outros sistemas, assim como normalizando o atual modelo de autenticação para todas as aplicações WEB e API correspondentes.
Célio Abreu2024/25_N24
5G & Future NetworksABC Unified Communications – integração com solução externa de alojamento de ficheiros
Advanced Business Communications (ABC) é uma solução VoIP desenvolvida pela Altice Labs de comunicações unificadas orientada para o segmento empresarial. Com este estágio pretende-se adicionar no Portal web de Selfcare ABC a opção de integração com sistema de alojamento externo que seja da responsabilidade do Cliente, para transferência e armazenamento dos ficheiros resultantes do serviço Gravação de Chamadas, em alternativa ao sistema de alojamento interno da solução ABC.
José Miguel Freitas2024/25_N2
5G & Future NetworksChannel Management – contribuição no desenvolvimento
Channel Management é uma nova plataforma desenvolvida pela Altice Labs para uma solução multi-canal de gestão e tratamento de fluxos de comunicação (por voz, messaging, web, etc). Pretende-se com este projeto a contribuição no desenvolvimento nos componentes de frontend e backend da referida solução.
José Miguel Freitas2024/25_N3
5G & Future NetworksBotSchool – audio calls live transcription
A BOTSchool, constitui um ChatBot com Inteligência Artificial. É uma plataforma de conversação low-code que permite que qualquer pessoa ou empresa crie e gere BOTS avançados e inteligentes usando linguagem natural avançada através de uma interface fácil e intuitiva. O objetivo deste estágio é desenvolver um mecanismo de transcrição em tempo real de chamadas telefónicas, permitindo captura do áudio de uma conversa e enviá-lo para transcrição em tempo real pela plataforma.
Fernando Delfim2024/25_N6
5G & Future NetworksABC – Virtual fax integration with a commercial supplier
Advanced Business Communications (ABC) é uma solução VoIP desenvolvida pela Altice Labs de comunicações unificadas orientada para o segmento empresarial. O objetivo deste estágio é selecionar e integrar um fornecedor terceiro para a funcionalidade de Fax Virtual no ABC. Essa inclusão permitirá que os provedores de serviços ofereçam aos seus clientes uma solução completa de comunicações empresariais, incluindo o serviço de fax virtual.
Fernando Delfim2024/25_N7
5G & Future NetworksABC – Virtual Fax system dockerization and kubernetes deployment
Advanced Business Communications (ABC) é uma solução VoIP desenvolvida pela Altice Labs de comunicações unificadas orientada para o segmento empresarial. O objetivo deste estágio é evoluir a solução atual de fax virtual do ABC para uma arquitetura baseada em containers, utilizando imagens Docker e orquestração Kubernetes.
Fernando Delfim2024/25_N8
5G & Future NetworksKSIP Evolution
O Kamailio SIP Adapter (KSIPADP) desempenha um papel crucial na integração de Application Servers na rede SIP do operador, atuando como SIP Registrar e implementando normalização SIP, além de definir regras de roteamento SIP. Este estágio visa, entre outros objetivos, o desenvolvimento de uma pipeline de CI/CD de forma a automatizar o processo de build e deployment em ambiente Kubernetes.
Virgílio Cunha2024/25_N9
5G & Future NetworksWMS – Log correlation
O Windless Media Server (WMS) é um servidor de mídia IP genérico que oferece uma ampla gama de funcionalidades para processamento avançado de diferentes tipos de mídia, como reprodução/gravação de anúncios, reconhecimento de fala e síntese de texto para fala sobre redes totalmente IP. Este estágio visa o estudo de mecânicas e ferramentas para correlação de logs e desenvolvimento e implementação duma que permita a correlação de mensagens de log entre todos os componentes do produto WMS com o intuito de facilitar a análise e diagnóstico de problemas e melhora a eficiência operacional.
Virgílio Cunha2024/25_N10
5G & Future NetworksFront office & Back office WEB applications – Create WEB components
As aplicações WEB de suporte ao negócio são ferramentas indispensáveis e fundamentais aos operadores de telecomunicações para apoiar os sistemas de produção que lhes permita fazer uma análise rápida e eficaz, e atuar sempre que necessário para corrigir situações anómalas. Este projeto tem como principais objetivos a criação de componentes WEB com o objetivo de melhorar o look & feel, usabilidade e experiência de utilização de ferramentas de front office e back office existentes.
José Guedes e Vasco Figueiras2024/25_N19
5G & Future NetworksDesenvolvimento de solução para teste e validação em redes 5G
O objetivo deste projeto é o teste de uma rede privada 5G através de equipamentos baseados em software open-source. Posteriormente deverá ser optimizada a solução de forma a possuir uma ferramenta que facilite o debug e validação de redes privadas ou novos equipamentos, como unidade de rádio 5G.
Samuel Madail e Diogo Marques2024/25_N20
5G & Future Networks5G Nanosatellite: UE Sub-System specifications and integration with OAI
Uma das novas capacidades que está a ser introduzida no 5G é a integração de redes terrestres com redes não terrestres (NTN), sejam elas Plataformas de Alta Altitude (HAPS) voando na estratosfera, ou satélites em órbita baixa (LEO) ou órbita geoestacionária (GEO).O projeto visa a elaboração dos requisitos funcionais para o 5G nanosatellite e respetivo plano de missão.
Nuno Filipe Monteiro2025/25_N23
5G & Future NetworksText to Speech plugin using Microsoft as service provider for UniMRCP server
O Windless Media Server (WMS) é um Media Server IP genérico que disponibiliza uma vasta gama de funcionalidades de processamento avançado de diferentes tipos de media – tocar/gravar anúncios, reconhecimento de fala, síntese de texto para fala sobre redes totalmente IP. O âmbito deste estágio, será desenvolver um plugin UniMRCP de TTS para a Microsoft Azure, com base nos plugins desenvolvidos para Google.
Virgílio Cunha2024/25_N25
5G & Future NetworksPlataforma AIOPs para monitoria e gestão de redes de próxima geração
O projeto tem como objetivos a exploração dos conceitos de AIOPs, a exploração de técnicas de inteligência artificial e tecnologias cloud, a contribuição no desenvolvimento de uma plataforma AIOPs e o desenvolvimento de um protótipo funcional.
Cristina João Pires2024/25_N30
5G & Future Networks5G Nanosatellite: RF Link Testbed
Uma das novas capacidades que está a ser introduzida no 5G é a integração de redes terrestres com redes não terrestres (NTN), sejam elas Plataformas de Alta Altitude (HAPS) voando na estratosfera, ou satélites em órbita baixa (LEO) ou órbita geoestacionária (GEO). Este projeto visa o desenho e montagem de um testbed para simular em ambiente laboratorial e testes de campo a ligação rádio bidirecional IP over 5G (FR1) utilizando SDRs e recriando as condições de um satélite em órbita baixa: Link > 550Km e < 850Kms, doppler < 18KHz and circular polarization.
Nuno Filipe Monteiro2025/25_N32

Podes fazer o Download desta informação em PDF aqui!

ou levares no teu telemóvel:

Esperamos por ti!!!!!

Apply for this position

Allowed Type(s): .pdf, .doc, .docx