VENCEDORES DO PRÉMIO INOVAÇÃO PT

Categoria Academia (Mestrado/ Doutoramento)

Neuropsycad

 

Baseia-se em tecnologias de computação na Nuvem e de Big Data e tem como objetivo providenciar um suporte eficiente e preciso ao diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas. Compara estatisticamente uma imagem biomédica do paciente com uma base de dados normalizada e representativa da população.

A tecnologia da Neuropsycad é mais rápida do que os processos usados tradicionalmente e, segundo os mentores do projeto, os resultados são 65 % mais assertivos do que os realizados pelos médicos. Ou seja, é maior a capacidade preventiva desta tecnologia. Além disso, o serviço disponibilizado é mais barato do providenciado por empresas do setor.

Categoria Startups

Mater Dynamics –  QStamp®

 

A Mater Dynamics desenvolveu uma tecnologia que permite criar etiquetas inteligentes que usam processos químicos para identificar alterações em determinados parâmetros. As QStamps podem, por exemplo, indicar se há alterações em bens alimentares ao efetuarem o controlo da humidade e da temperatura. A tecnologia tem aplicações em variadíssimas áreas e está neste momento num ponto de viragem onde é, segundo o responsável da empresa assumiu, necessário o investimento em mais tecnologia e “expertise”.