Objetivos

Objetivos

O objetivo fundamental do projeto é desenvolver um ecossistema de aplicações de TV Interativa, multidispositivo, que permita suportar um serviço de TV com as funcionalidades mais avançadas do mercado, suscetível de servir de base a uma nova geração do serviço MEO, quer em Portugal quer em quaisquer outras geografias. Neste sentido, apresentamos uma listagem que identifica as metas a serem atingidas, no âmbito deste projecto:  

 

  • A primeira meta deste projeto é que este novo ecossistema seja suportado em normas e plataformas abertas e multioperador, como HTML5, MPEG-DASH, HbbTV ou Reference Design Kit (RDK);
  • A segunda meta do projeto é o de desenvolver, nesse novo ecossistema, as aplicações mínimas de suporte a uma operação de distribuição de TV Interativa.
  • A terceira grande meta do projeto é focar o ecossistema de aplicações na simplificação do consumo de conteúdos a pedido de uma forma integrada, que vá para além da lógica linear dos alinhamentos tradicionais de canais.
  • A quarta meta do projeto é que todo este ecossistema use tecnologias de distribuição adaptativa como base para a transmissão de conteúdos, para que seja o mais agnóstica possível às redes onde em concreto vai ser usada, mas mantenha um elevado nível de qualidade de imagem, mesmo nos casos de utilização de conteúdos de UltraHD ou posteriores.
  • É também meta do projeto o empacotamento da tecnologia desenvolvida sob o formato de um ABK que será disponibilizado de forma aberta e que permitirá a qualquer entidade o desenvolvimento de aplicações de TV Interativa.


O conjunto de metas definidas acima permitirá a implementação de um ecossistema de TV de última geração, congregando as tecnologias mais recentes que há mercado para oferecer, ao consumidor, serviços que garantem uma UX satisfatória, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores.