Ultra TV | Deliverables
15338
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15338,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Deliverables

DELIVERABLES

ACTIVIDADE 1
Gestão de Projeto

Esta atividade engloba todas as tarefas de planeamento, gestão, monitoria, controlo, avaliação e mitigação de riscos e imprevistos, nas suas vertentes financeiras e não-financeiras do projeto.

 

T1.1 Gestão do projeto 

T1.2 Gestão de custos indiretos / Certificação de despesa por ROC/TOC 

 

 

 

 

OUTPUTS:
D1.1.1. Relatório periódico (1º Ano), Março/2017

O projeto Ultra TV representa uma pedra basilar do roadmap de inovação e desenvolvimento da Altice Labs, SA, que reforça a importância dos avanços e contribuições científicas da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações de Aveiro para ir além do estado da arte nas diversas áreas tecnológicas de interesse em IPTV, na sua vertente de experiência de utilizador, e na componente de entrega de conteúdos em Over-The-Top (OTT).

É expectável um forte contributo quer para o atual portfólio de produtos e serviços, quer para o enriquecimento técnico e científico das competências dos colaboradores e investigadores em áreas de impacto tão significativo como as da entrega de conteúdos em Ultra HD / 4K, na aceleração do desenvolvimento de aplicações, e na entrega de serviços multiplataforma em streaming (OTT).
Este documento traduz o estado atual do projeto, através de uma descrição e avaliação detalhada das tarefas executadas até à data, bem como de clarificações de alterações face ao planeamento inicial.

D1.1.2. Relatório periódico (2º Ano), Março/2018

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 2
Estudos Preliminares

Esta atividade engloba todos os estudos para a arquitetura das diferentes tecnologias a utilizar e implementar, o seu estado da arte e o roadmap tecnológico, ou seja, engloba os diferentes estudos dos diferentes sistemas constituintes do projeto. Estes estudos serão utilizados nas restantes atividades, e têm como principais objetivos:

  • Avaliar o estado-da-arte das diferentes tecnologias;
  • Avaliação de riscos tecnológicos, dificuldades que possam surgir, e proposta de métodos para as ultrapassar.

 

 

T2.1 Estudo tecno-económico

T2.2 Estudo de roadmap tecnológico

T2.3 Levantamento de tendências e abordagens disruptivas de UI

 

OUTPUTS:
D2.1 – Análise tecno-económica da entrega de serviços de televisão, Junho/2016

A disponibilização de serviços de IPTV ricos, disponíveis em múltiplos terminais e plataformas, é um enorme desafio quer em termos tecnológicos quer em termos económicos e legais.

O D2.1 cruza os principais fundamentos e impactos tecnológicos essenciais a estes serviços para que seja possível uma visão transversal de todos os componentes envolvidos na disponibilização dos mesmos, tendo em conta as restrições e opções tecnológicas que devem ser tidas em conta no estabelecimento de um plano de desenvolvimento e operação de serviços capazes de endereçar as recentes necessidades do mercado, como o Ultra HD / 4K.

D2.2 – Roadmap tecnológico, Julho/2016

A avaliação do roadmap tecnológico efetuada no D2.2, no contexto de serviços IPTV, reveste-se de extrema importância quer numa perspetiva técnica, quer numa perspetiva de negócio. Se, por um lado, a avaliação de roadmap de tecnologias disponíveis permite a antecipação de tendências que delimitam e definem as áreas em que é necessário adequar tecnicamente os sistemas para que sejam flexíveis à mudança e evolução, por outro, importa também avaliar numa perspetiva de negócio as limitações que se preveem ao adotar um conjunto de soluções tecnológicas em detrimento de outras.

A seleção de soluções tecnológicas para serviços de IPTV de próxima geração tem necessariamente que levar em consideração um equilíbrio que permita abranger de forma holística o maior conjunto de clientes possível de forma racional do ponto de vista económico.

D2.3 – Atuais tendências de UI, Julho/2016

Este deliverable, que é pré-requisito para a realização dos próximos passos do projeto, apresenta um levantamento e uma revisão sistemática dos exemplos de user interfaces mais significativos encontrados em soluções de players comerciais e em projectos de instituições de investigação. Esta revisão sistemática fundamenta a análise de tendências disruptivas de user interface, quer ao nível gráfico quer ao nível de paradigmas de interação.s seus direitos, são apresentadas técnicas fundamentais de proteção de direitos digitais (DRM).

ACTIVIDADE 3
Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento do projeto

Esta atividade foca-se em dotar os recursos do projeto de novos conhecimentos tecnológicos necessários à correta definição de casos de uso, requisitos técnicos, e de suporte aos desenvolvimentos tecnicamente avançados a efetuar no decorrer do projeto.

 

 

T3.1 Plataformas HbbTV, novas STBs e Smart-TVs

T3.2 Streaming adaptativo multi-plataforma, players e tecnologias de DRM

T3.3 Avaliação de QoE em cenários de streaming adaptativo

 

 

OUTPUTS:
D3.1 – Caracterização de plataformas HbbTV, novas STBs e Smart-TVs, Agosto/2016

Ao longo do D3.1 é efetuada uma análise em detalhe de funcionalidades, possibilidades, tecnologias, especificações, frameworks, equipamentos, escalabilidade e visão de futuro no âmbito da televisão interativa.

Este estudo tem como principal intuito prover os recursos do projeto de novos conhecimentos tecnológicos que servirão de base ao longo dos vários processos de decisões e escolhas a realizar durante todo o projeto. Para além das tecnologias e sistemas operativos essenciais no mundo televisivo, são abordadas normas e standards de referência como o Hybrid Broadcast Broadband TV (HbbTV) e o Reference Design Kit (RDK).

D3.2 – Streaming adaptativo multiplataforma, Setembro/2016

Dada a relevância das tecnologias de streaming adaptativo de conteúdo sobre HTTP no panorama de entrega de conteúdos multimédia convergente global, importa avaliar e compreender aprofundadamente as tecnologias de streaming adaptativo de referência. Tendo em conta a visão holística desejada e necessária para a implementação de uma solução de entrega de conteúdos de alta qualidade, ubíqua e que respeite a propriedade intelectual dos fornecedores de conteúdos, o D3.2 aborda igualmente os players e implementações de Digital Rights Management (DRM) nos quais estas dependem.

Esta avaliação vertical das tecnologias e enablers de reprodução de vídeo são essenciais para o delinear de uma estratégia de implementação de sistemas multimédia avançados que conseguem abordar de forma integrada, eficiente, simples, e com um mínimo de redundância, o maior parque de clientes possível, numa estratégia global.

D3.3 – Avaliação de QoE em cenários de streaming adaptativo, Fevereiro/2017

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 4
Especificações Técnicas

Esta atividade tem como objetivo fornecer uma definição clara dos casos de uso a endereçar nas tarefas de desenvolvimento e das soluções técnicas subjacentes que permitam garantir a exequibilidade dos casos de uso propostos.

 

T4.1 Definição de casos de uso e cenários associados

T4.2 Definição das soluções tecnológicas a utilizar

T4.3 Mapeamento das potencialidades gráficas e de interação dos vários dispositivos a considerar

T4.4 Especificação das técnicas de distribuição de conteúdo

 

 

OUTPUTS:
D4.1 – Casos de uso e cenários, Outubro/2016

A disponibilização de conteúdos com alta qualidade, em interfaces ricos, intuitivos e de fácil interação, é uma premissa indispensável nos serviços de televisão modernos.

O D4.1 detalha os cenários e casos de uso considerados no projecto, tendo em conta os seus múltiplos stakeholders, com o objetivo de fornecer uma experiência de utilização do serviço orientada às necessidades e expectativas dos mesmos. Esta apresentação reparte os cenários e casos de uso em dois grandes grupos. Por um lado, importa endereçar os cenários de interatividade associados aos interfaces de utilizador que são determinantes na experiência de utilização do serviço e no acesso às suas funcionalidades; por outro, as componentes de cariz não-interativo são igualmente cruciais, por determinarem a resiliência dos sistemas de televisão face a circunstâncias inesperadas, a eficiência na entrega dos conteúdos, e a agilidade do operador na criação e modificação de componentes do sistema. Apesar de não visíveis diretamente por parte dos utilizadores, as funcionalidades não-interativas desempenham um papel fundamental na qualidade global do serviço e na estrutura de custos dos operadores.

D4.2 – Soluções tecnológicas a utilizar, Dezembro/2016

A busca da excelência na qualidade de serviços de televisão exige uma constante adaptação e adequação das tecnologias de entrega, cenários e interfaces de interação com os utilizadores, num processo de melhoria contínua.

Tendo identificado as principais vertentes de melhoria e cenários a considerar, no D4.1, o D4.2 retrata, para cada plataforma cliente, as soluções tecnológicas a utilizar, incluindo a seleção de players, tecnologias de streaming e codificação de conteúdos. São igualmente especificadas as funcionalidades de sistemas de suporte ao ecossistema de aplicações a desenvolver e mapeados em requisitos os casos de uso de cada nova aplicação considerada, acompanhadas de uma exposição das principais razões que levaram à sua escolha.

D4.3 – Potencialidades gráficas e de interação dos dispositivos, Novembro/2016

Este deliverable mapeia o levantamento e a identificação do nível de suporte tecnológico a diversas abordagens gráficas e de interação, em cada um dos dispositivos de visualização a considerar no projeto UltraTV, tendo-se como base os use cases que colocam desafios de User Interface (UI) relevantes. Tem-se, portanto, como objetivo global, o estabelecimento de propostas de UI que permtiam fornecer uma experiência de utilização positiva dirigida de acordo com as expectativas e necessidades dos utilizadores.

ACTIVIDADE 5
Desenho e avaliação da Experiência do Utilizador (UX)

A criação de uma plataforma de TV Interativa multidispositivo, em tecnologias abertas, para UltraHD envolverá um ciclo de desenvolvimento que contempla etapas de desenho, implementação e avaliação de novas propostas de User Interface (UI). Nestas, estão englobadas duas componentes articuladas entre si: o design gráfico (que contempla o aspeto gráfico e estético da UI) e o design de interação (envolvendo a otimização da interação e exploração de novos paradigmas de interação).

Pretende-se que este ciclo de desenvolvimento seja baseado numa abordagem de User Centered Design através de uma iteração de tarefas de desenho, prototipagem e avaliação, na qual os requisitos e opiniões dos utilizadores serão continuamente considerados. O objetivo será no sentido de que, com as correspondentes propostas de interface contemplando novas abordagens de design gráfico e de interação, se possa otimizar a Experiência do Utilizador (UX) e elevar a mesma a um patamar radical que, claramente, se destaque do nível oferecido pelas soluções concorrentes.

 

T5.1 UI – Design Gráfico 

T5.2 UI – Design de Interação

T5.3 Modelos representativos das propostas de UI

 

 

OUTPUTS:
D5.1 – Guidelines de Design Gráfico e de Interação da UI, Novembro/2017

Brevemente disponível

D5.3 – Log book com a evolução documentada dos modelos criados, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 6
Distribuição adaptativa de conteúdos com Qualidade de Experiência

A convergência de serviços e tecnologia tem um grande impacto na distribuição de conteúdos, pois introduz uma diversidade na distribuição de conteúdos, no entanto com o requisito de manutenção de uma qualidade de experiência elevada na visualização dos conteúdos. Esta tarefa tem como objetivo desenvolver um sistema de distribuição que integre os requisitos dos utilizadores e serviços, utilizando tecnologias de distribuição adaptativa como base para a transmissão de conteúdos de forma a que seja o mais agnóstica possível às redes onde em concreto vai ser usada, mas mantendo um elevado nível de qualidade de imagem, mesmo nos casos de utilização de conteúdos de Ultra Definição (UHD) ou posteriores.

 

T6.1 QoE e Previsão das necessidades dos utilizadores e conteúdos

T6.2 “Awareness” de Conteúdo e Rede 

T6.3 Protocolos de comunicação do “Awareness”

T6.4 Mecanismos de Distribuição Adaptativos

 

 

OUTPUTS:
D6.4 – Mecanismos de Distribuição Adaptativa, Março/2018

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 7
Desenvolvimentos

Os desenvolvimentos de protótipos, serviços, ecossistema de suporte, ABK, aplicações para STBs, terminais móveis, PC, e eHealth são efetuados no âmbito desta atividade cujo âmbito tecnológico se encontra suportado nos casos de uso e soluções tecnológicas identificadas nas atividades 4, 5, 6, e 7.

 

T7.1 Desenvolvimentos de serviços unificados de suporte ao ecossistema de aplicações

T7.2 Desenvolvimentos para novas STBs e Smart-TVs

T7.3 Desenvolvimentos para terminais móveis

T7.4 Desenvolvimentos para PC e browsers

T7.5 Desenvolvimento de aplicações de TV interativas eHealth

T7.6 Desenvolvimento de ABK

T7.7 Desenvolvimento de protótipos representativos dos mecanismos de distribuição adaptativa

 

 

OUTPUTS:
D7.1 – Arquitetura e documentação dos serviços de suporte ao ecossistema de aplicações, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.2 – Arquitetura e documentação das aplicações para STBs e Smart-TVs, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.3 – Arquitetura e documentação das aplicações para terminais móveis, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.4 – Arquitetura e documentação das aplicações para PCs e browsers, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.5 – Arquitetura e documentação das aplicações eHealth, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.6 – ABK – Documentação e Exemplos, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

D7.7 – Mecanismos de distribuição de conteúdos, Fevereiro/2018

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 8
Testes e Ensaios

Esta atividade agrega todas as tarefas de validação de cumprimento dos requisitos definidos na atividade 4, fornecendo métricas de aferição de qualidade e performance para cada sistema desenvolvido no âmbito da atividade 7.

Além dos resultados finais de performance e conformidade, pretende-se que os resultados desta atividade sejam utilizados para eventuais melhorias e correções a efetuar no decorrer dos desenvolvimentos.

 

 

T8.1 Avaliação da User Experience (UX)

T8.2 Avaliação do sistema de streaming adaptativo

T8.3 Testes de performance do ecossistema de aplicações

 

OUTPUTS:
D8.1 – Resultados da avaliação da User Experience (UX), Março/2018

Brevemente disponível

D8.2 – Performance do sistema de streaming adaptativo, Março/2018

Brevemente disponível

D8.3 – Performance do ecossistema de aplicações, Março/2018

Brevemente disponível

ACTIVIDADE 9
Promoção e Divulgação de Resultados

Pretende-se que esta atividade agregue todas as tarefas de comunicação, promoção e divulgação de resultados, bem como de análises e pedidos de registo de patentes que resultem das atividades de investigação e desenvolvimento deste projeto.

Adicionalmente, tendo em conta o potencial de exportação das tecnologias a desenvolver, serão também explorados os fatores necessários a internacionalização dos produtos desenvolvidos.

 

T9.1 Comunicação e Disseminação

T9.2 Fatores de internacionalização

T9.3 Pedido de patentes

 

OUTPUTS:
9.1

D9.1.1 – Flyer do Projeto, Março/18

D9.1.2 – Website, Março/18

D9.1.3 – Atividades de Comunicação e Disseminação, Março/18

D9.1.4 – Workshop Final, Março/18

D9.2 – Fatores de Internacionalização, Junho/2017

Brevemente disponível

D9.3 – Pedidos de Patentes, Março/2018

Brevemente disponível