Projetos de Investigação

O laboratório apoia duas categorias de projetos de investigação (A e B) que se distinguem, unicamente, pelo valor máximo de financiamento a atribuir: categoria A (orçamento total máximo de 10.000€) e categoria B (orçamento total máximo de 20.000€).

Projetos Ativos

MixMyVisit

O projeto MixMyVisit visa desenvolver uma solução para a criação automática de vídeos de memória de visitas a locais públicos e culturais (por exemplo, museus, parques,…). Esses vídeos serão gerados a partir de conteúdos pré-gravados e indexados em diferentes locais naquele espaço e refletem os locais e percursos visitados pelos utilizadores. A solução permite, ainda, integrar conteúdo compartilhado pelo utilizador (por exemplo, fotos e vídeos).

E-Health4workplace

O objetivo do projeto passa pelo desenvolvimento de uma cadeira de escritório, para análise/monitorização de parâmetros fisiológicos e ambientais com recurso a sistemas óticos e eletrónicos, bem como da implementação de um sistema de transmissão e processamento de dados. Inclui a concepção de um sistema para monitorizar a postura do utilizador, frequências cardíaca e respiratória, temperatura, ruído e luminosidade, aliados à possibilidade de interação com equipamentos de controlo de níveis de conforto, gerar notificações de tempos de descanso ou mudanças de posição e interação remota com responsáveis pela higiene e segurança no trabalho.

Outros Projetos

Smartly

A solução a desenvolver no âmbito do projeto tem como objetivo notificar os utilizadores que podem usufruir de um benefício relacionado com o conteúdo que estão a ver na sua TV. A notificação será enviada para o dispositivo móvel que está associado à Box sintonizada no referido conteúdo. A título de exemplo, imagine-se que um utilizador está a ver a publicidade de um determinado supermercado. Caso esse utilizador tenha o seu dispositivo móvel associado à box onde o conteúdo está a ser exibido, ele irá receber uma notificação de que pode ter um desconto num determinado produto, por exemplo. Ao abrir a notificação em detalhe terá acesso a um cupão que poderá utilizar no referido supermercado para usufruir do benefício.

+VoluntAge 4Seniors

A solução a desenvolver no âmbito do projeto tem como objetivo notificar os utilizadores que podem usufruir de um benefício relacionado com o conteúdo que estão a ver na sua TV. A notificação será enviada para o dispositivo móvel que está associado à Box sintonizada no referido conteúdo. A título de exemplo, imagine-se que um utilizador está a ver a publicidade de um determinado supermercado. Caso esse utilizador tenha o seu dispositivo móvel associado à box onde o conteúdo está a ser exibido, ele irá receber uma notificação de que pode ter um desconto num determinado produto, por exemplo. Ao abrir a notificação em detalhe terá acesso a um cupão que poderá utilizar no referido supermercado para usufruir do benefício.

Personal Objects as Tangible Interfaces (POTI)

Personal Objects as Tangible Interfaces (POTI)

Personal Objects as Tangible Interfaces (POTI) é uma tecnologia que tem por objectivo converter os objectos e acções quotidianas em interfaces do mundo digital.
No centro da tecnologia POTI estão pequenas etiquetas electrónicas constituídas por sensores de movimento, som e luz, que quando integradas em objectos do quotidiano são capazes de reconhecer os gestos que o utilizador empreende ao interagir com eles no dia-a-dia. As etiquetas, através de WIFI, podem ser configuradas pelo utilizador a partir de uma aplicação simples smartphone.

VoluntAge4Seniors

VoluntAge4Seniors

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação para televisão que permita às pessoas idosas solicitarem, de forma simples e rápida, pedidos de apoio a um grupo de voluntários, em tarefas específicas como pequenos arranjos domésticos ou acompanhamento numa ida ao médico.
Pretende-se que a aplicação, atualmente em desenvolvimento, permita que determinadas ações, como realizar um pedido a um voluntário, possam ser também realizadas através de voz.

Candidaturas

Se é docente, investigador ou aluno de pós-graduação da Universidade de Aveiro e tem uma ideia para um projeto enquadrado numa das 6 áreas temáticas do laboratório, aproveite a oportunidade para obter financiamento e apoio técnico para desenvolver um interessante projeto de investigação.

CANDIDATAR PROJETO DE INVESTIGAÇÃO